domingo, 5 de setembro de 2010

Comunidade de Rio Vargedo - Curiosidades

Os primeiros veículos:

O primeiro veículo a fazer parte da história de Rio Vargedo foi um caminhão da marca INTERNATIONAL, ano 1951 (foto). Foi adquirido pelos quatro irmãos (JULIO EMÍLIO SALVAN, HUMBERTO SALVAN, JOÃO EMÍLIO SALVAN e ATTILIO SALVAN)

INTERNATIONAL - 1951
Outro veículo foi um caminhão da marca CHEVROLET ano 1951, que pertenceu ao Sr. FÉLIX SIMON, tendo como motorista o seu filho Sr.Valmor Simon. Adquirido na HOEPCKE VEICULOS em TUBARÃO-SC.
Caminhão Chevrolet 1951 - Pertencia ao Sr. Félix Simon

Em 1957, meu Pai, Sr. Otávio Salvan, trás para o Rio Vargedo um caminhão Zero KM, da marca MERCEDES-BENS. Esse modelo já veio com um apelido de fábrica. "CARA CHATA". Meu Pai levava 30 dias para fazer uma viagem à São Paulo.
Da direita para a esquerda:
Otavio Salvan e Zenilde Júlia da Silva Salvan (Meus Pais), minha nona Júlia Ferraz da Silva e meus tios.
Esse éra o caminhão "CARA CHATA" de meu PAI. Foto de 1960.
Também na década de 1950/60, imperava na comunidade de Rio Vargedo éra os roncos dos caminhões ALFA-ROMEO da marca nacional FNM. Jurací Salvan adquiriu um. Fretava arroz para a cidade de São Paulo.
Caminhão ALFA-ROMEO da marca nacional FNM. na foto o Sr. Jurací Salvan e sua Família (1965)

O primeiro Automóvel:
O primeiro automovel de Rio Vargedo foi um Ford Mércury adquirido pelo Sr. Mauricio João Bertholdo Vieira no ano de 1961.

 No Livro:

História de Minha Vida, o Autor Sr. GERMANO BEZ FONTANA, na página 474, conta:

“....Ele (CLEMENTE GUAREZI) relatou um fato em que os Formentin, Gislon, Burato e Guarezi, queriam comprar as terras do VARGEDO e quando lá chegaram assustaram-se, porque era um banhadão.”...

A primeira Bicicleta:
A primeira bicicleta em Rio Vargedo foi adquirida por DEFENDI SALVAN.

O primeiro Armazém:
O primeiro ARMAZEM, “Venda” foi de AREMIGIO “ERMÍDO” SALVAN, contruído em 1945 por Aremigio e Seu Irmão Leonísio Salvan.
Em 05-09-1954, após a morte de Sejofrido "Sesifredo" Niero, Aremigio foi morar em Morro da Fumaça, deixando esse estabelecimento para o Seu Irmão o Sr. Leonísio Salvan. Leonísio residia em sua propriedade, onde hoje reside a família do Sr. João Hercílio da Silva.
O primeiro Rádio:
O primeiro rádio na Comunidade de Rio Vargedo, foi adquirido pelo Sr. FELIX SIMON (nasceu em 16-07-1887 e faleceu em 25-04-1964 com76 anos) era casado com a Sra CATHARINA PIEROBON SIMON (nasceu em 04-09-1894 e faleceu dia 14-12-1966 com: 72 anos)

O segundo rádio, foi adquirido em seguida pelo Sr. JÚLIO SALVAN casado com a Sra. ANA IZEPON SALVAN, quando na inauguração de sua nova residência em 1938.

A energia elétrica em Rio Vargedo:
A Residência do Sr. FELIX SIMON, foi a primeira a ter energia elétrica, de geração própria através de um gerador, um dínamo, tocado pelas águas de sua atafona.

A energia elétrica chegou na sede do Distrito de Treze de Maio (Município de Tubarão-SC) no ano de 1961.

Já na Comunidade de Rio Vargedo, chegou a energia elétrica somente no ano de 1965, vindo de Treze de Maio via São João de Urussanga Baixa.
Para a construção da RESIDÊNCIA DE FÉLIX SIMON, foi ele próprio que fez os tijólos.

As primeiras televisão em Rio Vargedo:
Os primeiros aparelhos de TELEVISÃO na comunidade de Rio Vargedo, foram adquiridos pelos senhores:
- Otávio Salvan
- Alberto Cesca
- João Sartor

Meu Pai, Sr. Otávio Salvan, comprou uma televisão da marca COLARADO RQ.


Quando ligamos pela primeira vez a nossa televisão, naquela tarde do dia 24/07/1969, mostrava a nave APOLLO 11, mergulhando no Oceano Pacífico Sul, voltando da sua primeira viagem à Lua. Nossa sala virou um cinema na comunidade de Rio Vargedo, vizinhos curiosos se aglomeravam nas janelas da nossa casa para assistir: O Zorro, túnel do tempo, a novela meu pé de laranja lima e a inesquecível novela das 8, IRMÃOS CORAGEM. Lembro de Flávio Cavalcanti, na  TV TUPI. “Um instante, maestro!”

A Copa do Mundo de 1970, que foi disputada no México, de 31 de Maio até 21 de Junho o Brasil foi o Campeão batendo a Itália por 4 a 1. Lembro-me que acabaram com o sofá "trio" da sala de visitas da minha Mãe. 

O primeiro telefone em Rio Vargedo:

Os primeiros telefones em Rio Vargedo, foram instalados nas Residências dos Srs. Otávio Salvan (número 34-118) e Jurací Salvan (número 34-117) no ano de 1979.

O topônimo Rio Vargedo:
Nas escrituras antigas, que pesquisei no arquivo histórico municipal de Tubarão, constatei que, até o ano de 1950, toda a localidade de RIO VARGEDO chamava-se SESMARIA MEDEIROS e LINHA CAIPORA. E nesta localidade chamada de SESMARIA MEDEIROS e LINHA CAIPORA, existiam lugarejos como:
- PALERMO, no ano de 1935, que ficava ao sul próximo ao Rio Urussanga (velho).

- FAZENDA CAIPORA, 1939, que ficava onde o Sr. ATTILIO SALVAN construíu sua residência (Primeira em 1939 e a segunda em 1953), onde hoje é o Bairro SALVAN.

Residência de Atilio Salvan - 1960

Residência de Atilio Salvan - 1957
- BOTEGA, próximo onde hoje é a residência de meu primo Edson Salvan Burato. Existia ali a residência de VITÓRIO BOTEGA. Daí se chamava aquela área de BOTEGA.
- A localidade de LINHA FAUSTO JUNIOR, antes se chamava “CACHOEIRA DAS PEDRAS”. Informação do Sr. FRANCELINO JOÃO VIEIRA “Seu França” (DN:01-09-1914) em 12-09-2006 – com 92 anos.

- Encontra-se muito também são certidões antiga (Batismo, nascimento, casamento, óbito e outros documentos), nos quais constatei também que até o ano de 1950 ainda se chamava de SESMARIA MEDEIROS a atual localidade de RIO VARGEDO.

Lendo o FORMAL DE PARTILHA, contratado por MÁLIA MÓZERLE SALVAN, que inventariou todos os bens de seu esposo EMÍLIO SALVAN, segundo filho de FORTUNATO, que faleceu em 31-08-1949, constatei também que todas as propriedades de EMÍLIO ficavam localizadas no lugar chamado de SESMARIA MEDEIROS.

O Bairro SALVAN:
BAIRRO SALVAN desmembrado da localidade de Rio Vargedo no município de TREZE DE MAIO(SC), foi criado em 16-06-1980 através da Lei nº 010/1980 sancionado pela prefeita Srª AURICÉLIA MARIA LEMOS GHISI. Projeto de autoria do Vereador Sr. OTÁVIO SALVAN





A pátria amada...
Era o maior orgulho da nossa comunidade, nossos filhos servir ao Exército Brasileiro.
JOÃO EMILIO SALVAN "Tio Juanin", serviu o exército em Curitiba-PR

JOÃO EMILIO SALVAN "Tio Juanin", serviu o exército em Curitiba-PR

OTAVIO SALVAN, serviu o exército em Florianópolis-SC

OTAVIO SALVAN(meio), serviu o exército em Florianópolis-SC
VALDECI VIGARANI SALVAN "Silas"
ZENOR CESCA

OTAVIO SALVAN (terceiro), serviu o exército em Florianópolis-SC