domingo, 12 de setembro de 2010

A educação na comunidade de Rio Vargedo - O 2° grau

O início das aulas, a educação, em nossa comunidade de Rio Vargedo, que não era diferente das demais, tinha aula somente até a 3ª série. O terceiro ano. Ainda que em cada residência, a cada dois filhos somente um ia para a aula. Em seguida veio o 4º ano.
Os alunos que desejavam dar continuidade aos seus estudos, eram convidados a freqüentar, novamente  a 4ª série, ou para muitos diziam que era um 5º ano forte.
Muitos alunos deram continuidade aos seus estudos, foram estudar no Colégio Princesa Isabel em Morro da Fumaça,

Colégio Monsenhor Bernardo Peters ou no Educandário São José em Treze de Maio
EDUCANDÁRIO SÃO JOSÉ - TREZE DE MAIO - SC - Em 05-08-2007
Atual Centro Pastoral
e, outros para Colégios em Criciuma, que foi o meu caso, e uma grande maioria seguiam para o Colégio Maria Santíssima Dispensadora de Todas as Graças, o colégio das Irmãs em Morro da Fumaça.

O povo da Cidade de Morro da Fumaça, SC, construíram a partir de 1959, com o Padre Francisco “Chiquinho”Korner,  o COLÉGIO-CONVENTO MARIA SANTÍSSIMA DISPENSADORA DE TODAS AS GRAÇAS, para as irmãs, gratuitamente. Muitas famílias de Rio Vargedo contribuíram também na construção deste Colégio.
O Colégio encerrou as atividades em Morro da Fumaça – SC no dia 20-12-1975.
Quem estudou no colégio das Irmãs em Morro da Fumaça, lembra-se das irmãs:





COLÉGIO-CONVENTO
MARIA SANTÍSSIMA DISPENSADORA DE TODAS A GRAÇA
 A partir do ano de 1957, começa os preparativos diocesanos para a vinda do primeiro Padre para o Distrito de Morro da Fumaça.  Vindo de APUCARANA no Estado do Paraná, Padre Francisco Korner “Pe. Chiquinho, um Austríaco, trás com ele as freiras do “Reino de Maria”: Madre Maria Gertrudes (Maria Hauke, Freira também vinda da Áustria), Irmã Maria Nazaré, Irmã Verônica, entre outras).  A chegada do Padre Vigário foi uma beleza felliniana como as “Noites de Cabíria”. De um caminhão, desceram o novo vigário, a madre fundadora do Reino de Maria, umas noviças, duas vacas holandesas e muitas galinhas. (Padre Claudino Biff, 1988).
Padre Francisco Korner,  alem da Igreja, nos quatro anos de pastoreio,  junto com o povo, construiu o COLÉGIO-CONVENTO MARIA SANTÍSSIMA DISPENSADORA DE TODAS A GRAÇA, para as irmãs, gratuitamente. Em janeiro de 1962, Padre Chiquinho é transferido para a Comunidade de Santana em Urussanga-SC e em seguida transfere-se para a Cidade de Juiz de Fora nas Minas Gerais. Na casa dos oitenta anos, voltou para Viena onde era confessor de uma Igreja. Veio a falecer em 1995 na Áustria. Madre Maria Gertrudes (Maria Hauke), Irmã Maria Nazaré  e  as demais freiras,  após 15 anos residindo  e  lecionando  em Morro da Fumaça,  encerraram as atividades do colégio no dia 20-12-1975, sendo que em janeiro de 1976 foram embora para Buenos Aires na Argentina,  atualmente (abril/2010),  encontrei a Madre Maria Gertrudes  e  a  Irmã Maria Nazaré  em Florianópolis - SC, onde residem desde 1994. Hoje pertencem a Congregação Carmelitas Missionárias Teresianas, fundada pelo Beato FRANCISCO PALAU Y QUER da OCD.
Madre Maria Gertrudes, nasceu em Viena - Áustria, em 26-06-1918, filha de Rudolfo e Joana Hauke. Em 1938, devido a guerra nasista,  veio para o Brasil, para a Cidade de Itajú no interior de São Paulo e em seguida foi para a Cidade de Apucarana-PR, onde encontrou o Padre Francisco Korner e juntos com as Irmãs do Reino de Maria vieram para Morro da Fumaça em 1957.
Irmã Maria Nazaré, nasceu no dia 25-08-1918 em Natividade da Serra no Estado de São Paulo. Filha de José Fernandes de Souza e Maria Emilia Fernandes de Souza.
Agora em Maio de 2010, visitei as irmãs em sua residência. As duas estavam com 94 anos de idade. Seus endereços:
IRMÃ MADRE MARIA HAUKE e IRMÃ NAZARE – (48) 3244-1150
RUA SÃO CRISTOVAO, 314 – COQUEIROS – 88.080-320 – FLORIANOPOLIS - SC 


Fontes/fotos/pesquisas: Roque Salvan
Copyright © 2007 – Roque Salvan