domingo, 12 de setembro de 2010

A Igreja Católica em Rio Vargedo

A primeira festa realizada na comunidade de Rio Vargedo,
foi no cruzeiro existente na época, em homenagem a SANTO ANTONIO, na década de quarenta. Em 05.09.1954, domingo, 
foi inaugurado o primeiro alicerce de pedra da atual igreja. 

As pedras de alicerces com tamanho de 40x60cm, foram cortadas por dois cortadores de pedras que vinham da Localidade de Boa Vista em Treze de Maio, almoçavam e hospedavam-se na residência de Atílio Salvan e Verônica Nandi Salvan. A pedreira ficava no terreno hoje de propriedade de Santelino Antonio da Silva e Dorbélia Salvan da Silva, pedreira essa próxima a residência de Levi Medeiros. A comunidade contribuía na construção da nova Igreja Católica. As missas, que eram uma vez por mês, e o terço dominical, que até então eram realizados no cruzeiro, a partir do ano de 1953 passam a ser rezado na segunda escolinha, “A amarelinha”, construída no ano de 1952.
A Fundação da Igreja atual, o alicerce, foi iniciada e inaugurada no domingo de 05-09-1954, pela manhã teve o desfile de sete de setembro, a tarde com a presença do candidato a Deputado Valdemar Sales (foto) 
1 - Jandira Simon Tonon, esposa de Aquilino Simon,  filho de Félix Simon  2 - Jandira Simon Cesca (Filha de Alberto Cesca e Madalena Bottega Simon Cesca), esposa de Lino David Maccari  3 - Ageu Simon, filho de Félix Simon  4 - Lino David Maccari  5 - Bruno Lucas  6 - Valmor Simon, filho de Félix Simon  7 - Dep. Valdemar Salles  8 - Zulma Dagostin, Filha de Ricardo Dagostin  9 - Germano Dagostin  10 - Ana Aneta Magagnin  11 - Maria Soratto casada com João Matias de Souza 12 - Alvina Soratto(c.Nelcides Goulart)  13 - Manoel Santana
aconteceu o lançamento da pedra fundamental do alicerce da Igreja Cristo Rei em Rio Vargedo e a noite um Baile no salão do Sr. Aremigio "Ermídio" Salvan. No alicerce ficou até o ano de 1961. Em 1962 por solicitação do Padre Luiz de Souza Ávila, foi refeita uma nova fundação, uma nova planta com uma área maior. A Igreja a ser construída precisava ser um pouco maior, ou seja ficou no tamanho da que hoje existe. 
    Somente a partir do ano de 1962 é que se deu início a obra, ficando pronta a igreja no ano de 1962. 
    É na olaria dos irmãos: Defendi, Otávio e Genor Salvan, que é produzido e fornecido os tijolos maciços e de dois furos para a construção da atual Igreja Católica de Rio Vargedo.
    O atual sino da igreja, foi doado pelo DEPUTADO ESTADUAL Sr. WALDEMAR SALLES, que retorna à comunidade de Rio Vargedo em 1964. Antes se rezava missa em um cruzeiro existente na comunidade, depois rezava-se missas e cultos “terços” na segunda escolinha, amarelinha. 
    Todos os domingos tinha missa na Igreja Matriz de SÃO JOSÉ na sede do município e ou também no município de SANGÃO (Antiga Rua do Fogo) e em MORRO DA FUMAÇA.

Os pedreiros que construíram a Igreja foi a família do Sr. JOSÉ “BEPI” FRASSON de IÇARA-SC. Se hospedavam sempre nas residências dos casais: JÚLIO EMÍLIO SALVAN e CECÍLIA GUAREZI SALVAN, JOÃO EMÍLIO SALVAN e MARIA VIGARANI SALVAN. 
"Lembro-me sempre da Dona Cecília Guarezi Salvan e a dona Maria Vigarani Salvan levando e trazendo café, almoço e café. Lembro-me também que por muitos anos a Cecília e a Maria foram as principais zeladoras da igreja. Para a construção da Igreja toda a comunidade contribuiu. A terceira escola do Rio Vargedo foi construída a partir do ano de 1970.
Existiu no lugar do atual Salão Paroquial um barraquinho de madeira que a comunidade usava para os encontros aos domingos, dias de festas, jogavam bocha, tomavam vinho e jogavam baralhos." - Entrevista com SILVESTRE VIEIRA “Silvestrinho” casado com MARIA SARTOR VIEIRA – em 18/11/2006.

Antigo Salão Paroquial de festas
"O Barraquinho"
Em 1974 foi desmanchado o barraquinho velho e iniciado as obras para a construção do novo salão de festas de RIO VARGEDO, concluído em 28-02-1975.
Novo salão de festas de RIO VARGEDO, concluído em 28-02-1975.
 (Foto de Otávio Salvan)
Muitos não concordaram com o local a ser construído. Os fabriqueiros, como eram conhecidos, hoje se chamam “Os CAEP”, que assumiram a direção da capela no ano de 1972 a 1976, sendo eles: SILVESTRE “SILVESTRINHO” VIEIRA, OLÍVIO “PUTIM” SORATTO”, VALDECI “SILAS” VIGARANI SALVAN, ZENOR CESCA, GETÚLIO FONTANA BURATO, foram os que assumiram com a comunidade a construção do novo salão de festa da comunidade de Rio Vargedo. Além dos recursos arrecadados com as realizações das festas religiosas, toda a comunidade contribuiu com ajudas financeiras e materiais para a construção do SALÃO PAROQUIAL. Quem doou toda a madeira para fazer a armação da cobertura foi o Sr. JOCA FERNANDES residente em Linha Fausto Júnior. O Sr. VALDEMIRO “MIRO” VIGARANI SALVAN foi quem transportou toda a madeira além de outros fretes. Os pedreiros que construíram o atual SALÃO PAROQUIAL, desde o inicio até o final foi o Sr. SILVESTRE “SILVESTRINHO” VIEIRA e o Sr. OLÍVIO “PUTIM” SORATTO”. - Entrevista com SILVESTRE VIEIRA “Silvestrinho” casado com MARIA SARTOR VIEIRA – em 18/11/2006.

Silvestre é filho de: JOÃO EDUARDO VIEIRA e FRANCELINA CORREA VIEIRA, veio morar em Rio Vargedo, no ano de 1961, após comprar as terras de OLIVIA SALVAN MATIOLA.
Padre LUIZ DE SOUZA ÁVILA
Cristo Rei

O Padre LUIZ DE SOUZA ÁVILA, após consulta, indicou CRISTO REI como padroeiro da nova capela

e também da comunidade. O mês de novembro foi escolhido para comemorar os festejos. A comunidade doou a primeira imagem do Padroeiro e João Emílio Salvan, “Tio Juanim” doou a Segunda.
  
José “Giuseppe” Salvan, o "Zé Totunelo"
 José “Giuseppe” Salvan, o "Zé Totunella", que nasceu na Itália em 14-02-1882, doou para a igreja matriz, na sede do município, a imagem do Padroeiro, SÃO JOSÉ. Sua esposa, ITÁLIA PIEROBON SALVAN,  devota de Nossa Senhora de Fátima, doou a imagem da mesma para a comunidade de Rio Vargedo, que a partir daí realiza-se também nos meses de maio ou junho a festa de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA e SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
A imagem de NOSSA SENHORA RAINHA DO MUNDO, existente até nos dias de hoje, foi doada pela Sra. MARIA FORMENTIM BORTOLATTO, “A Tafoneira”.
Palavras de:
- MARIA VIGARANI SALVAN dn:24-11-1926 (79anos), esposa de meu tio JOÃO EMILIO SALVAN “Tio Juanim” em 10/11/2006;
- FRANCELINO JOÃO VIEIRA “Seu FRANÇA” dn: 01-09-1914 (92anos) em 04-10-2006;
- SILVESTRE “Silvestrinho”VIEIRA, em 18/11/206;
-VALDEMIRO VIGARANI SALVAN “Miro” dn: 20-10-1942 (64anos) em 09-02-2007;
-ZENILDE JÚLIA DA SILVA SALVAN, minha Mãe, dn: 16-11-1939 (67anos) em 01-12-2006.

Padre Luiz de Souza Ávila, Pároco na Capela de Rio Vargedo, chegou no Distrito de Morro da Fumaça, em  01/01/1962, com 34 anos de idade.  Foi  o  2º Pároco,  ficou na Paróquia de Morro da Fumaça até 02/02/1966 – 04 anos. Sucedeu o Pe. Francisco Korner, o Padre Chiquinho, que chegou em Morro da Fumaça no dia 12/01/1958 e ficou até 01/01/1962 – 04 anosPadre Luiz de Souza Ávila foi quem dezenhou a atual Igreja de Rio Vargedo.





Pe. LUIZ DE SOUZA ÁVILA
Conversa iniciada - 21 de março de 2013 com a Srª MARTA, Governanta que secretariou e cuidou do Pe. Luiz de Souza Ávila, por muitos anos na Cidade de Rio Grande (RS)
  • Marta Lucia Da Costa Mendes
    Boa tarde Sr. Roque, sim o Padre Frei Luiz faleceu dia 31-03-2011 em nossa casa, agora domingo de páscoa já fazem dois anos de seu falecimento! de tantas coisas que nos falava da sua vida Sacerdotal, uma delas é que construiu muitas capelas por onde passava e uma delas se chama CRISTO REI ele nos falou que passando pela tal estrada viu um alicerce para dentro de um mato, parou e disse assim para uma pessoa que lá estava com ele, se me ajudarem vamos levantar e construir uma Igreja e assim o fez, conversou com o Prefeito, conseguiu licença e aprontaram á Capela e dizia que trabalhou de Batina roçando mato, isso me impressionou muito, Sr. Roque o Padre Frei Luiz é Santo, tenho certeza disso pois convivemos com ele seis anos e são tantas coisas que só pessoalmente, podemos falar, sentimos muita falta, mas aprendemos muito com ele também, ele era muito humilde, simples um verdadeiro Cristão! grande abraço e tudo que precisar peça á ele, que vai lhe ajudar com certeza!

    • Marta Lucia Da Costa Mendes
      Pe.LUIZ DE SOUZA ÁVILA
    • Marta Lucia Da Costa Mendes
      Sr. Roque, esta foto foi á na Ordenação Diaconal de nosso filho, ele estava muito Feliz pode-se perceber o quanto amava sua vocação! esta também foi sua ultima Missa que concelebrou na sua vida, depois no outro dia tinha quando foi fazer hemodiálise lá passou muito mal, foi para UTI- CTI... e ficou sofrendo seis meses acamado, falecendo dia 31-03-2011 numa quinta feira seu velório foi "lindíssimo" o nosso Bispo exaltou muito sua vida e está sepultado em nossa cidade do Rio Grande no estado do R/S. e é por isso que afirmo que está no Céu, pois veio á este muito assumiu sua Cruz, passou pelo vale de lágrimas e Ressucitou, já recebi muitas graças através dele!usamos essa foto, para colocar no seu túmulo! abraços!

   
A primeira festa em homenagem ao padroeiro CRISTO REI  foi realizada em novembro de 1961, para arrecadar fundos para a construção da Igreja. Em novembro de 2006 a comunidade comemorou a 45ª FESTA DE CRISTO REI.

         
Deputado
Waldemar Salles
 O atual sino da igreja, foi doado pelo DEPUTADO ESTADUAL Sr. WALDEMAR SALLES, 1964.





CURIOSIDADES:


         Quando na construção da torre da igreja de RIO VARGEDO, 1961, no alicerce, em uma das pedras foi feito uma lacuna sendo ali depositado um recipiente de vidro com tampa, contendo dentro desse, algumas moedas da época e um papel com a lista dos nomes das pessoas que contribuíram para a conclusão da IGREJA. Este é um relato de muitas pessoas que eu a entrevistei, pois sempre ouvi essa história desde a minha infância..




Alberto Cesca
(Foto 1964)
Na inauguração da igreja, em 1962, o Sr. ALBERTO CESCA,  plantou a figueira que está até hoje ao lado da igreja.

 


CAPELA CRISTO REI de RIO VARGEDO
Foto de ROQUE SALVAN - 05/2006

CAPELA CRISTO REI de RIO VARGEDO
Foto de ROQUE SALVAN - 05/2006


CAPELA CRISTO REI de RIO VARGEDO
Foto de ROQUE SALVAN - 05/2006




 
Anualmente os católicos contribuiam para a manutenção da Paróquia e cemitério municipal


PADRES QUE PASSARAM PELA CAPELA CRISTO REI DE RIO VARGEDO:

- Pe. JOÃO PHILIPPI













- Pe. CLAUDINO BIFF













- Pe. CHIQUINHO – FRANCISCO KÔRNER  - ( -->12-01-1958 a 01-01-1962)













- Pe. LUIZ DE SOUZA ÁVILA - (01-01-1962  a  02-02-1966)













- Pe. SILVESTRE PHILIPPI (em 07/09/1965 e Voltou no Período de 30-01-1988 a 04-03-1989)













- Pe. JÚLIO WIGGERS - (02-02-1966 a 01-01-1968)













- Pe. LUDGERO WATERKEMPER - (01-01-1968  a 01-01-1974)













- Pe. LUIZ PHILIPPI

- Pe. DANIEL SPRÍCIGO
Pe. Daniél Sprícigo
Foto:www.portalveneza.com.br/especial
Disponível em 31-10-2010














- Pe. JORGE DARÓS - (01-01-1974  a  25-10-1981)







A Igreja Católica em Rio Vargedo - Curiosidade





- Pe. ZEZINHO (JOSÉ BEIJAMIN CIPRIANO) - (25-10-1981  a  30-01-1988) 













- Pe. DIONISIO FELTRIN - (04-03-1989  a  01-02-1991)













- Pe. ARCÂNGELO BÚSSOLO  -  (01-02-1991  a  30-01-2000)













- Pe. NIVALDO ANTÔNIO CERON
- Pe. TONINHO

Pe. JOÃO PHILIPPI e a comunidade de Rio Vargedo


Foto: acervo de Otávio Salvan
Em 1972, Pe. Silvestre Philippi, pároco de Treze de Maio-SC, rezava uma missa campal no campo do Rio Vargedo F.C.

Eram frequentes em nossa comunidade, a visita dos Padres Redentoristas
Padre LUIZ LOVATTO e outros (1967)


OTÁVIO SALVAN - ROQUE SALVAN - JÚLIO WIGGERS
Pe. JÚLIO WIGGERS,  FOI PÁROCO DE MORRO DA FUMAÇA E TAMBÉM NA CAPELA DE RIO VARGEDO, PERÍODO DE 02-02-1966 a 01-01-1968

Pe. LUIZ DE SOUZA ÁVILA
Conversa iniciada - 21 de março de 2013 com a Srª MARTA, Governanta que secretariou e cuidou do Pe. Luiz de Souza Ávila, por muitos anos na Cidade de Rio Grande (RS)
  • Marta Lucia Da Costa Mendes

    Boa tarde Sr. Roque, sim o Padre Frei Luiz faleceu dia 31-03-2011 em nossa casa, agora domingo de páscoa já fazem dois anos de seu falecimento! de tantas coisas que nos falava da sua vida Sacerdotal, uma delas é que construiu muitas capelas por onde passava e uma delas se chama CRISTO REI ele nos falou que passando pela tal estrada viu um alicerce para dentro de um mato, parou e disse assim para uma pessoa que lá estava com ele, se me ajudarem vamos levantar e construir uma Igreja e assim o fez, conversou com o Prefeito, conseguiu licença e aprontaram á Capela e dizia que trabalhou de Batina rosando mato, isso me impressionou muito, Sr. Roque o Padre Frei Luiz é Santo, tenho certeza disso pois convivemos com ele seis anos e são tantas coisas que só pessoalmente, podemos falar, sintimos muita falta, mas aprendemos muito com ele também, ele era muito humilde, simples um verdadeiro Cristão! grande abraço e tudo que precisar peça á ele, que vai lhe ajudar com certeza!

    • Marta Lucia Da Costa Mendes

      Pe.LUIZ DE SOUZA ÁVILA
    • Marta Lucia Da Costa Mendes

      Sr. Roque, esta foto foi á na Ordenação Diaconal de nosso filho, ele estava muito Feliz pode-se perceber o quanto amava sua vocação! esta também foi sua ultima Missa que concelebrou na sua vida, depois no outro dia tinha quando foi fazer hemodiálise lá passou muito mal, foi para UTI- CTI... e ficou sofrendo seis meses acamado, falecendo dia 31-03-2011 numa quinta feira seu velório foi "lindíssimo" o nosso Bispo exaltou muito sua vida e está sepultado em nossa cidade do Rio Grande no estado do R/S. e é por isso que afirmo que está no Céu, pois veio á este muito assumiu sua Cruz, passou pelo vale de lágrimas e Ressucitou, já recebi muitas graças através dele!usamos essa foto, para colocar no seu túmulo! abraços!

Fonte/fotos/pesquisas: Roque Salvan - roquesalvan@gmail.com